domingo, 15 de julho de 2012

A música na roda de capoeira.


Bateria de capoeira

A música funciona como a alma da roda de Capoeira.
 Ela influencia diretamente o
jogo, contagia a platéia e alimenta o jogador.
As músicas devem ser cantadas com sentimento. Suas letras devem estar relacionadas
com o jogo, com o jogador, ou com a roda de alguma forma.
Nas cantigas de Capoeira reside enorme riqueza de conteúdo e detalhes sóciohistóricos e culturais, retratando a vida brasileira de outrora e do presente. Elas são  “poesias” e “cancões” narrando e recriando lendas, mitos, e e histórias; são
poesias e canções melodiando o entendimento universal da musica: são poesias e
canções discorrendo sobre os usos e costumes populares; são poesias e canções
encarnando nos trejeitos dos contadores, a linguagem e o simbólico populares; contam
as vidas de grandes mestres como Zumbi, Besouro, Manduca da Praia, Bimba,
Pastinha, Waldemar da Paixão e outros; evocam lugares e santos protetores; fazem
escárnios e desafios; enaltecem feitos e habilidades de capoeiristas do passado e do
presente; narram momentos do jogo, de uma ocorrência, uma advertência ou uma
vontade do cantador.

- O CANTO NA CAPOEIRA ANGOLA
Na roda de Capoeira Angola, o cantador geralmente é aquele que está com o Gunga,
salvo quando um capoeirista agachado no pé do berimbau deseja cantar uma ladainha
neste caso, ao terminar, deverá devolver a vez para aquele que
estiver com o Gunga.
- As músicas na Capoeira Angola são classificadas da seguinte forma:
LADAINHA – São músicas que iniciam a roda. São, geralmente mais longas que os
corridos e quadras e falam de sentimento do capoeirista, contam historias sobre
personagens importantes ou do cotidiano, ou passam mensagens para os jogadores e
para o público.
CORRIDOS – São músicas curtas. Geralmente, nascem de improvisos, e falam
principalmente do jogo em si e o refrão constante e sua identidade. O solista canta
alternadamente com o coro.
CHULA – É uma espécie de corrido, alternado com as estrofes da ladainha ou no final
dela.
LOUVAÇÕES – Louvam a Deus, o mestre, a Capoeira, uma cidade.
O IÉ – É um recurso utilizado por alguns capoeiristas para chamar a atenção para o
começo da ladainha.

(OBS: 1- Ladainha
            2-louvação
            3-corrido - aonde se começa o jogo
no cantos Ladainha e Louvação não se joga.) 

- O CANTO DA CAPOEIRA REGIONAL
Na Capoeira Regional, as quadras e corridos são predominantes como formas de
músicas.
QUADRAS – São músicas especificas da Capoeira Regional, parecem-se com as
ladainhas, mas são menores e os versas são feitos em quadras.
Mestre Bimba cantava várias quadras durante a roda e os alunos jogavam
normalmente sem interromperem o jogo.

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